segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Uma aplicação para todos


Em parceria com Nuno Santos, aluno da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e bombeiro na corporação de Vila Pouca de Aguiar, o portal Bombeiros.pt desenvolveu uma aplicação para dispositivos móveis pioneira em Portugal.

A aplicação aborda temas e recursos tais como agentes extintores, matérias perigosas, emergência pré-hospitalar, ocorrências activas, risco de incêndio diário, condução fora de estrada, localização actual com recurso a GPS e pontos de água. Todos estes temas foram abordados com base na informação disponibilizada pela Escola Nacional de Bombeiros, Câmara Municipal de Lisboa (no que a matérias perigosas diz respeito, através da sua interessante página relativa a produtos NRBQ - agentes Nucleares, Radiológicos, Biológicos e/ou Químicos - e que foi elaborada em parceria com o Regimento de Sapadores Bombeiros), INEM, Autoridade Nacional de Protecção Civil, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Google Maps e da Rede de Informação de Situações de Emergência.

Esta aplicação móvel, segundo os seus criadores, é direccionada para bombeiros e demais agentes de protecção civil. Contudo, ao fazer uma pesquisa na mesma, verifica-se que além da utilidade que esta poderá ter para os agentes directamente envolvidos no socorro, esta aplicação tem informação bastante útil e pertinente para toda a população, nomeadamente, nos tópicos sobre agentes extintores, emergência pré-hospitalar e risco de incêndio diário. Nestes tópicos, é prestada informação importante e que todos, sem excepção, deverão ter em mente em situações que podem ocorrer a qualquer momento e em que a primeira intervenção, o primeiro socorro a ser prestado e a prevenção, podem evitar danos materiais, ambientais e, sobretudo, humanos.

Esta aplicação é gratuita e poderá ser encontrada aqui.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

CVARG - Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos


Para o acompanhamento da situação relativa à erupção vulcânica na Ilha do Fogo em Cabo Verde, tenho seguido as informações que o site da CVARG - Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos - vai transmitindo.

A CVARG é uma instituição inserida na Universidade dos Açores, que aproveitando o enquadramento geodinâmico desta região, se dedica a previsão e prevenção de desastres naturais na área da vulcanologia e outros fenómenos associados, tais como erupções vulcânicas, sismos, inundações, cheias, tsunamis, etc.

No que à erupção vulcânica da Ilha do Fogo diz respeito, o CVARG faz actualizações, praticamente, diárias, com informações sobre a movimentação da lava e da velocidade desta, dos danos que vai provocando ao longo da sua deslocação, assim como da quantidade de gases emitidos para a atmosfera pelo vulcão. Além desta informação diária, o CVARG tem no terreno um elemento da sua equipa de investigação, Jeremias Cabral, que é natural de Cabo Verde e que colabora também com a Protecção Civil da região.

Em baixo fica o link para a página do CVARG.

Site do CVARG


sábado, 20 de dezembro de 2014

CFA - Country Fire Authority


Nesta altura, a Austrália atravessa a fase mais crítica no que a incêndios florestais diz respeito. Sendo uma das zonas do globo mais afectada por este tipo de ocorrência, acompanho com algum interesse o desenrolar das operações de combate aos incêndios florestais em território australiano.

Para o efeito, acompanho na rede social Facebook, as constantes actualizações da CFA (Country Fire Authority). Devo dizer, que fico, positivamente, surpreendido com a quantidade de informação disponibilizada em cada uma destas actualizações e pela forma simples e eficaz como a mesma é descrita.

Além de fazerem um alerta para as comunidades das zonas onde os incêndios deflagram, é providenciada informação acerca da direcção da propagação dos incêndios, alertando as comunidades que poderão vir a ser afectadas pelos mesmos. Fazem ainda referência a possíveis cortes de estrada e outros constrangimentos que poderão afectar a vida das comunidades locais. Nestas actualizações ficamos também a saber o ponto de situação do combate ao incêndio, dando-nos informações acerca da estratégia utilizada pelas autoridades, sempre com uma linguagem simples e acessível a todos, nomeadamente, daqueles a quem esta informação, efectivamente, se dirige: a população.

As actualizações do CFA, são um exemplo a seguir na linguagem, na qualidade da informação, na forma como a mesma é transmitida e pela quantidade de vezes que a mesma é disponibilizada. Em baixo, ficam os links para o site da CFA e para a sua página na rede social Facebook.

Country Fire Authority

Country Fire Authority (Facebook)

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Erupção vulcânica na Ilha do Fogo


A ajuda humanitária a Cabo Verde, na sequência da erupção vulcânica na Ilha do Fogo, está no terreno através de uma missão das Nações Unidas (UNDAC - United Nations Disaster Assessment Coordination Team). Faz parte desta equipa a Comandante Operacional Distrital do Sul, Patrícia Gaspar, na qualidade de perita do Mecanismo Europeu de Protecção Civil. O nosso país contribuiu também com duas ambulâncias, doadas pelas corporações de bombeiros de Cernache do Bonjardim e Constância e ainda com diversos bens necessários à população para fazer face a esta erupção vulcânica. Além da ANPC (Autoridade Nacional de Protecção Civil), as Forças Armadas também empenharam meios nesta operação, nomeadamente a Marinha e a Força Aérea, através, respectivamente, de uma fragata e de um avião C-130.

Através da página na rede social Facebook do Grupo Protecção Civil Portugal, tomei conhecimento desta interessante e eficaz síntese informativa acerca da erupção vulcânica da Ilha do Fogo. O texto, as imagens e os vídeos, ilustram bem o desenrolar dos acontecimentos, a forma como a lava já avançou ao longo da ilha e o rasto de destruição que vai deixando por onde passa. Aqui ficam os links para este documento e para a página principal deste interessante blog.

Fogo Eruption

Natural Hazards, GIS and Disaster Management


quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela



No passado dia 1 de Dezembro, foi activado o Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela (PONSE).

Este dispositivo é composto pelos Corpos de Bombeiros da Covilhã, Loriga, São Romão, Gouveia, Seia e Manteigas, pelo Grupo de Resgate em Montanha da Força Especial de Bombeiros (FEB) e pelo Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), o PONSE foi criado de modo a garantir, nesta altura de maior fluxo de visitantes à Serra da Estrela, "um dispositivo conjunto específico para assegurar uma resposta eficaz e eficiente no âmbito da protecção e socorro".

Na página de ANPC podemos também encontrar um conjunto de recomendações para todos os visitantes que pretendam visitar a Serra da Estrela e usufruir das diversas actividades que se podem praticar em montanha nesta altura do ano.

A propósito deste tema, é de salientar também, que se encontra na fase de consulta pública, o Plano Especial de Emergência de Protecção Civil para situações de neve e de gelo do distrito da Guarda. Esta fase de consulta pública irá durar até 15 de Janeiro e todas as observações pertinentes que se possam fazer relativamente a este documento, deverão ser remetidas para o email cdos.guarda@prociv.pt.