Nota Editorial

Este blog não se apresenta ligado a qualquer organização ou instituição relacionada, directa ou indirectamente, com a Protecção Civil e ao socorro. Não existe aqui qualquer intenção ou presunção de substituir os espaços oficiais das organizações que tutelam esta área ou de outras que com ela estejam relacionadas ou ligadas, quer do ponto de vista informativo, quer do ponto de vista técnico.
É um blog criado por um cidadão com interesse na área da Protecção Civil e que pretende, com o que neste espaço é publicado, dar a conhecer e, se possível, envolver outros cidadãos nas questões ligadas com as matérias da prevenção, mitigação, resposta e recuperação dos diversos tipos de emergências ou catástrofes.
Comunicar possíveis riscos e acções de resiliência é o principal objectivo deste espaço, sempre do ponto de vista de uma cidadania que se quer atenta e participativa.
A frase "todos somos Protecção Civil" é o lema deste espaço.

domingo, 12 de abril de 2015

"Desastres Naturais - Impacto Económico e Período de Reconstrução"

De Andrea Klaus (engenheira de risco de resseguro na empresa Daimler Insurance Services, Gmbh) e prefaciado por José António de Sousa (Presidente e CEO da Liberty Seguros Portugal), esta publicação é uma interessante abordagem à temática dos desastres naturais, nomeadamente, aos impactos macro e micro económicos que estas calamidades naturais provocam nas regiões e populações afectadas.

O livro, na sua fase inicial, aborda alguns conceitos básicos da Gestão do Risco de Desastre, partindo depois para uma análise mais detalhada sobre os impactos económicos dos desastres naturais nos países em desenvolvimento, tendo como base o caso de estudo do impacto do tsunami de 2004 na região de Khao Lak na Tailândia. Questões como a importância da ajuda internacional (Comunidade Internacional de Doadores), o papel das organizações de ajuda na fase da resposta ao desastre e na fase da reconstrução/reabilitação da região e a questão da transferência de risco (questão fundamental nos países em desenvolvimento ou emergentes), têm uma interessante e pertinente reflexão nesta publicação.


Sem comentários:

Enviar um comentário