Tive oportunidade de visualizar o filme "San Andreas", que retrata um possível e esperado terramoto no estado americano da Califórnia.
Pondo de parte opiniões cinematográficas, apesar do drama familiar e amoroso que se desenrola ao longo do filme, deste podem retirar-se algumas lições de comportamentos a ter em caso de sismo e de análise de determinados sinais que nos podem ajudar a perceber o que vai acontecer a seguir. Além disto, o filme ajuda-nos também a perceber o que acontece quando um sismo de grande intensidade e magnitude atinge uma grande cidade e todas as situações que poderão ser vividas durante e depois da ocorrência do terramoto (pânico, mortos e feridos por todo o lado, falhas de electricidade e de telecomunicações, pilhagens, etc). No caso específico deste filme, tendo em conta que o sismo atinge uma cidade do litoral, é retratado também o tsunami que se seguirá ao terramoto.
Entre outros, destaco três momentos que podem servir de dicas de aprendizagem a quem visualizou este filme: se estivermos num interior de um edifício, devemos proteger-nos debaixo de uma mesa ou secretária, protegendo a cabeça; a referência ao denominado "triângulo da vida", que, basicamente, consiste na protecção junto a um móvel ou a uma construção resistente (sendo este o exemplo retratado no filme), que irá permitir que se crie um espaço entre esse objecto ou construção resistente e o local onde os destroços irão cair, permitindo deste modo que a pessoa ocupe esse espaço sem ser atingida por objectos em queda; por último, a análise do súbito recuo das águas do mar, que é um sinal claro que um tsunami está prestes a acontecer.
Tendo em conta que estamos num país onde a sua capital e arredores, assim como a zona sul do país, estão numa zona de elevado risco sísmico (tal como a Califórnia, nós também estamos à espera do nosso "big one"), tudo o que possa servir de aprendizagem à população poderá ser bastante útil na hora da verdade. Se pensarmos na quantidade de pessoas que o irão visualizar no cinema, no computador ou na televisão, filmes com uma componente comercial forte como " San Andreas", podem ser excelentes formas de educação e sensibilização da população. Em horas de tranquilidade pode soar a exagero, mas se fixarmos alguma ou algumas destas regras que o filme refere, poderá ser o suficiente para salvarmos a nossa vida e a de outros.
Nota Editorial
Este blog não se apresenta ligado a qualquer organização ou instituição relacionada, directa ou indirectamente, com a Protecção Civil e ao socorro. Não existe aqui qualquer intenção ou presunção de substituir os espaços oficiais das organizações que tutelam esta área ou de outras que com ela estejam relacionadas ou ligadas, quer do ponto de vista informativo, quer do ponto de vista técnico.
É um blog criado por um cidadão com interesse na área da Protecção Civil e que pretende, com o que neste espaço é publicado, dar a conhecer e, se possível, envolver outros cidadãos nas questões ligadas com as matérias da prevenção, mitigação, resposta e recuperação dos diversos tipos de emergências ou catástrofes.
Comunicar possíveis riscos e acções de resiliência é o principal objectivo deste espaço, sempre do ponto de vista de uma cidadania que se quer atenta e participativa.
A frase "todos somos Protecção Civil" é o lema deste espaço.
domingo, 28 de junho de 2015
Hollywood também pode ser pedagógica
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário