Nota Editorial
Este blog não se apresenta ligado a qualquer organização ou instituição relacionada, directa ou indirectamente, com a Protecção Civil e ao socorro. Não existe aqui qualquer intenção ou presunção de substituir os espaços oficiais das organizações que tutelam esta área ou de outras que com ela estejam relacionadas ou ligadas, quer do ponto de vista informativo, quer do ponto de vista técnico.
É um blog criado por um cidadão com interesse na área da Protecção Civil e que pretende, com o que neste espaço é publicado, dar a conhecer e, se possível, envolver outros cidadãos nas questões ligadas com as matérias da prevenção, mitigação, resposta e recuperação dos diversos tipos de emergências ou catástrofes.
Comunicar possíveis riscos e acções de resiliência é o principal objectivo deste espaço, sempre do ponto de vista de uma cidadania que se quer atenta e participativa.
A frase "todos somos Protecção Civil" é o lema deste espaço.
segunda-feira, 29 de dezembro de 2014
Uma aplicação para todos
Em parceria com Nuno Santos, aluno da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e bombeiro na corporação de Vila Pouca de Aguiar, o portal Bombeiros.pt desenvolveu uma aplicação para dispositivos móveis pioneira em Portugal.
A aplicação aborda temas e recursos tais como agentes extintores, matérias perigosas, emergência pré-hospitalar, ocorrências activas, risco de incêndio diário, condução fora de estrada, localização actual com recurso a GPS e pontos de água. Todos estes temas foram abordados com base na informação disponibilizada pela Escola Nacional de Bombeiros, Câmara Municipal de Lisboa (no que a matérias perigosas diz respeito, através da sua interessante página relativa a produtos NRBQ - agentes Nucleares, Radiológicos, Biológicos e/ou Químicos - e que foi elaborada em parceria com o Regimento de Sapadores Bombeiros), INEM, Autoridade Nacional de Protecção Civil, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Google Maps e da Rede de Informação de Situações de Emergência.
Esta aplicação móvel, segundo os seus criadores, é direccionada para bombeiros e demais agentes de protecção civil. Contudo, ao fazer uma pesquisa na mesma, verifica-se que além da utilidade que esta poderá ter para os agentes directamente envolvidos no socorro, esta aplicação tem informação bastante útil e pertinente para toda a população, nomeadamente, nos tópicos sobre agentes extintores, emergência pré-hospitalar e risco de incêndio diário. Nestes tópicos, é prestada informação importante e que todos, sem excepção, deverão ter em mente em situações que podem ocorrer a qualquer momento e em que a primeira intervenção, o primeiro socorro a ser prestado e a prevenção, podem evitar danos materiais, ambientais e, sobretudo, humanos.
Esta aplicação é gratuita e poderá ser encontrada aqui.
Etiquetas:
ANPC,
Bombeiros.pt,
Câmara Municipal de Lisboa,
Escola Nacional de Bombeiros,
Google Maps,
INEM,
IPMA,
NRBQ,
Nuno Santos,
Rede de Informação de Situações de Emergência,
RSB,
UTAD,
Vila Pouca de Aguiar
sexta-feira, 26 de dezembro de 2014
CVARG - Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos
Para o acompanhamento da situação relativa à erupção vulcânica na Ilha do Fogo em Cabo Verde, tenho seguido as informações que o site da CVARG - Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos - vai transmitindo.
A CVARG é uma instituição inserida na Universidade dos Açores, que aproveitando o enquadramento geodinâmico desta região, se dedica a previsão e prevenção de desastres naturais na área da vulcanologia e outros fenómenos associados, tais como erupções vulcânicas, sismos, inundações, cheias, tsunamis, etc.
No que à erupção vulcânica da Ilha do Fogo diz respeito, o CVARG faz actualizações, praticamente, diárias, com informações sobre a movimentação da lava e da velocidade desta, dos danos que vai provocando ao longo da sua deslocação, assim como da quantidade de gases emitidos para a atmosfera pelo vulcão. Além desta informação diária, o CVARG tem no terreno um elemento da sua equipa de investigação, Jeremias Cabral, que é natural de Cabo Verde e que colabora também com a Protecção Civil da região.
Em baixo fica o link para a página do CVARG.
Site do CVARG
Etiquetas:
Cabo Verde,
Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos,
CVARG,
erupção vulcânica,
Ilha do Fogo,
Jeremias Cabral,
Universidade dos Açores,
vulcão
sábado, 20 de dezembro de 2014
CFA - Country Fire Authority
Nesta altura, a Austrália atravessa a fase mais crítica no que a incêndios florestais diz respeito. Sendo uma das zonas do globo mais afectada por este tipo de ocorrência, acompanho com algum interesse o desenrolar das operações de combate aos incêndios florestais em território australiano.
Para o efeito, acompanho na rede social Facebook, as constantes actualizações da CFA (Country Fire Authority). Devo dizer, que fico, positivamente, surpreendido com a quantidade de informação disponibilizada em cada uma destas actualizações e pela forma simples e eficaz como a mesma é descrita.
Além de fazerem um alerta para as comunidades das zonas onde os incêndios deflagram, é providenciada informação acerca da direcção da propagação dos incêndios, alertando as comunidades que poderão vir a ser afectadas pelos mesmos. Fazem ainda referência a possíveis cortes de estrada e outros constrangimentos que poderão afectar a vida das comunidades locais. Nestas actualizações ficamos também a saber o ponto de situação do combate ao incêndio, dando-nos informações acerca da estratégia utilizada pelas autoridades, sempre com uma linguagem simples e acessível a todos, nomeadamente, daqueles a quem esta informação, efectivamente, se dirige: a população.
As actualizações do CFA, são um exemplo a seguir na linguagem, na qualidade da informação, na forma como a mesma é transmitida e pela quantidade de vezes que a mesma é disponibilizada. Em baixo, ficam os links para o site da CFA e para a sua página na rede social Facebook.
Country Fire Authority
Country Fire Authority (Facebook)
quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
Erupção vulcânica na Ilha do Fogo
A ajuda humanitária a Cabo Verde, na sequência da erupção vulcânica na Ilha do Fogo, está no terreno através de uma missão das Nações Unidas (UNDAC - United Nations Disaster Assessment Coordination Team). Faz parte desta equipa a Comandante Operacional Distrital do Sul, Patrícia Gaspar, na qualidade de perita do Mecanismo Europeu de Protecção Civil. O nosso país contribuiu também com duas ambulâncias, doadas pelas corporações de bombeiros de Cernache do Bonjardim e Constância e ainda com diversos bens necessários à população para fazer face a esta erupção vulcânica. Além da ANPC (Autoridade Nacional de Protecção Civil), as Forças Armadas também empenharam meios nesta operação, nomeadamente a Marinha e a Força Aérea, através, respectivamente, de uma fragata e de um avião C-130.
Através da página na rede social Facebook do Grupo Protecção Civil Portugal, tomei conhecimento desta interessante e eficaz síntese informativa acerca da erupção vulcânica da Ilha do Fogo. O texto, as imagens e os vídeos, ilustram bem o desenrolar dos acontecimentos, a forma como a lava já avançou ao longo da ilha e o rasto de destruição que vai deixando por onde passa. Aqui ficam os links para este documento e para a página principal deste interessante blog.
Fogo Eruption
Natural Hazards, GIS and Disaster Management
quinta-feira, 4 de dezembro de 2014
Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela
No passado dia 1 de Dezembro, foi activado o Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela (PONSE).
Este dispositivo é composto pelos Corpos de Bombeiros da Covilhã, Loriga, São Romão, Gouveia, Seia e Manteigas, pelo Grupo de Resgate em Montanha da Força Especial de Bombeiros (FEB) e pelo Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR.
Segundo a página da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), o PONSE foi criado de modo a garantir, nesta altura de maior fluxo de visitantes à Serra da Estrela, "um dispositivo conjunto específico para assegurar uma resposta eficaz e eficiente no âmbito da protecção e socorro".
Na página de ANPC podemos também encontrar um conjunto de recomendações para todos os visitantes que pretendam visitar a Serra da Estrela e usufruir das diversas actividades que se podem praticar em montanha nesta altura do ano.
A propósito deste tema, é de salientar também, que se encontra na fase de consulta pública, o Plano Especial de Emergência de Protecção Civil para situações de neve e de gelo do distrito da Guarda. Esta fase de consulta pública irá durar até 15 de Janeiro e todas as observações pertinentes que se possam fazer relativamente a este documento, deverão ser remetidas para o email cdos.guarda@prociv.pt.
Subscrever:
Mensagens (Atom)