No passado dia 1 de Dezembro, foi activado o Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela (PONSE).
Este dispositivo é composto pelos Corpos de Bombeiros da Covilhã, Loriga, São Romão, Gouveia, Seia e Manteigas, pelo Grupo de Resgate em Montanha da Força Especial de Bombeiros (FEB) e pelo Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR.
Segundo a página da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), o PONSE foi criado de modo a garantir, nesta altura de maior fluxo de visitantes à Serra da Estrela, "um dispositivo conjunto específico para assegurar uma resposta eficaz e eficiente no âmbito da protecção e socorro".
Na página de ANPC podemos também encontrar um conjunto de recomendações para todos os visitantes que pretendam visitar a Serra da Estrela e usufruir das diversas actividades que se podem praticar em montanha nesta altura do ano.
A propósito deste tema, é de salientar também, que se encontra na fase de consulta pública, o Plano Especial de Emergência de Protecção Civil para situações de neve e de gelo do distrito da Guarda. Esta fase de consulta pública irá durar até 15 de Janeiro e todas as observações pertinentes que se possam fazer relativamente a este documento, deverão ser remetidas para o email cdos.guarda@prociv.pt.
Sem comentários:
Enviar um comentário