Nota Editorial
Este blog não se apresenta ligado a qualquer organização ou instituição relacionada, directa ou indirectamente, com a Protecção Civil e ao socorro. Não existe aqui qualquer intenção ou presunção de substituir os espaços oficiais das organizações que tutelam esta área ou de outras que com ela estejam relacionadas ou ligadas, quer do ponto de vista informativo, quer do ponto de vista técnico.
É um blog criado por um cidadão com interesse na área da Protecção Civil e que pretende, com o que neste espaço é publicado, dar a conhecer e, se possível, envolver outros cidadãos nas questões ligadas com as matérias da prevenção, mitigação, resposta e recuperação dos diversos tipos de emergências ou catástrofes.
Comunicar possíveis riscos e acções de resiliência é o principal objectivo deste espaço, sempre do ponto de vista de uma cidadania que se quer atenta e participativa.
A frase "todos somos Protecção Civil" é o lema deste espaço.
segunda-feira, 29 de dezembro de 2014
Uma aplicação para todos
Em parceria com Nuno Santos, aluno da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e bombeiro na corporação de Vila Pouca de Aguiar, o portal Bombeiros.pt desenvolveu uma aplicação para dispositivos móveis pioneira em Portugal.
A aplicação aborda temas e recursos tais como agentes extintores, matérias perigosas, emergência pré-hospitalar, ocorrências activas, risco de incêndio diário, condução fora de estrada, localização actual com recurso a GPS e pontos de água. Todos estes temas foram abordados com base na informação disponibilizada pela Escola Nacional de Bombeiros, Câmara Municipal de Lisboa (no que a matérias perigosas diz respeito, através da sua interessante página relativa a produtos NRBQ - agentes Nucleares, Radiológicos, Biológicos e/ou Químicos - e que foi elaborada em parceria com o Regimento de Sapadores Bombeiros), INEM, Autoridade Nacional de Protecção Civil, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Google Maps e da Rede de Informação de Situações de Emergência.
Esta aplicação móvel, segundo os seus criadores, é direccionada para bombeiros e demais agentes de protecção civil. Contudo, ao fazer uma pesquisa na mesma, verifica-se que além da utilidade que esta poderá ter para os agentes directamente envolvidos no socorro, esta aplicação tem informação bastante útil e pertinente para toda a população, nomeadamente, nos tópicos sobre agentes extintores, emergência pré-hospitalar e risco de incêndio diário. Nestes tópicos, é prestada informação importante e que todos, sem excepção, deverão ter em mente em situações que podem ocorrer a qualquer momento e em que a primeira intervenção, o primeiro socorro a ser prestado e a prevenção, podem evitar danos materiais, ambientais e, sobretudo, humanos.
Esta aplicação é gratuita e poderá ser encontrada aqui.
Etiquetas:
ANPC,
Bombeiros.pt,
Câmara Municipal de Lisboa,
Escola Nacional de Bombeiros,
Google Maps,
INEM,
IPMA,
NRBQ,
Nuno Santos,
Rede de Informação de Situações de Emergência,
RSB,
UTAD,
Vila Pouca de Aguiar
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário