Nota Editorial
Este blog não se apresenta ligado a qualquer organização ou instituição relacionada, directa ou indirectamente, com a Protecção Civil e ao socorro. Não existe aqui qualquer intenção ou presunção de substituir os espaços oficiais das organizações que tutelam esta área ou de outras que com ela estejam relacionadas ou ligadas, quer do ponto de vista informativo, quer do ponto de vista técnico.
É um blog criado por um cidadão com interesse na área da Protecção Civil e que pretende, com o que neste espaço é publicado, dar a conhecer e, se possível, envolver outros cidadãos nas questões ligadas com as matérias da prevenção, mitigação, resposta e recuperação dos diversos tipos de emergências ou catástrofes.
Comunicar possíveis riscos e acções de resiliência é o principal objectivo deste espaço, sempre do ponto de vista de uma cidadania que se quer atenta e participativa.
A frase "todos somos Protecção Civil" é o lema deste espaço.
sábado, 20 de dezembro de 2014
CFA - Country Fire Authority
Nesta altura, a Austrália atravessa a fase mais crítica no que a incêndios florestais diz respeito. Sendo uma das zonas do globo mais afectada por este tipo de ocorrência, acompanho com algum interesse o desenrolar das operações de combate aos incêndios florestais em território australiano.
Para o efeito, acompanho na rede social Facebook, as constantes actualizações da CFA (Country Fire Authority). Devo dizer, que fico, positivamente, surpreendido com a quantidade de informação disponibilizada em cada uma destas actualizações e pela forma simples e eficaz como a mesma é descrita.
Além de fazerem um alerta para as comunidades das zonas onde os incêndios deflagram, é providenciada informação acerca da direcção da propagação dos incêndios, alertando as comunidades que poderão vir a ser afectadas pelos mesmos. Fazem ainda referência a possíveis cortes de estrada e outros constrangimentos que poderão afectar a vida das comunidades locais. Nestas actualizações ficamos também a saber o ponto de situação do combate ao incêndio, dando-nos informações acerca da estratégia utilizada pelas autoridades, sempre com uma linguagem simples e acessível a todos, nomeadamente, daqueles a quem esta informação, efectivamente, se dirige: a população.
As actualizações do CFA, são um exemplo a seguir na linguagem, na qualidade da informação, na forma como a mesma é transmitida e pela quantidade de vezes que a mesma é disponibilizada. Em baixo, ficam os links para o site da CFA e para a sua página na rede social Facebook.
Country Fire Authority
Country Fire Authority (Facebook)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário